sábado, 10 de dezembro de 2016

Boogie no Naipe de gueto


Como já dizia Drake e Future: what a time to be alive (que tempo bom pra estar vivo). Meus ouvidos que o digam. O ano de 2015 e 2016 foram desastrosos em muitos aspectos, mas não na música. Os nossos ouvidos têm muito o que agradecer. Tem sido uma festa de diversidade, criatividade e sonoridade. Para terminar o ano com chave de ouro, ganhamos um álbum inovador para a Black Music no Brasil. Se eu já estava sorrindo até as orelhas (e com as orelhas) com o novo videoclipe do Emicida, a festa só se completa com o novo álbum do Mano Brown.

O nosso racional mandou ver com o groove. R&B, Disco e Soul muito bem explorados com muita musicalidade. É possível ouvir todos os instrumentos, amigos. Isso é muito foda nesses tempos atuais. O álbum é dançante, bem construído em sonoridade, é romântico, faz referencias e cita interessantes de figuras,fatos icônicos e grupos étnicos negros (2Pac, Naomi Campbell, Donna Summer, Soul Train, Iorubá são alguns exemplos). É cantado, é rimado. Well, é fato que Mano Brown como cantor é um excelente rapper. Mas pode confiar que todas as partes cantadas estão afinadinhas. As vezes o timbre dele chega a soar como o do Seu Jorge. Os samples lembram os vocais do Tim Maia e Gerson King Combo. Uma vez ou outra aparece uma melisma pra fazer jus ao estilo.


A verdade é que é o tipo de álbum que você não precisa pular nenhuma música. Isso é muito raro até em álbuns americanos  (são poucos os álbuns que eu gostei de todas as faixas, na real). Eu ouço pianos elétricos, metais, guitarras, violões, contrabaixos, bateria, divisão de vozes com linhas melódicas interessantes (com direito a falsetes) e até flauta no álbum que contém samples de Stevie Wonder. Tudo muito bem groovado. Que qualidade (*emoticons de palmas*)!


É muito importante ouvir um álbum com essa qualidade sonora do Black em português. Como diz uma das letras do álbum: Flor do gueto é a estrela do meu show. Boogie Naipe é  a flor, é o gueto, é a estrela e também o show. Ouve ai e conta pra nós sua faixa preferida!


Shout out y'all.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Estamos ansiosos para ler seu comentário. Entretanto, tenha em mente que todos os comentários são manualmente moderados por nossos revisores de acordo com a nossa política de comentários.